Rádio Online

terça-feira, 21 de junho de 2011

Reinado de Ezequias

 Era um bom rei, possivelmente devia muito a sua mãe Abi filha de Zacarias.
O que fez ezequias?
  O que era reto aos olhos de Deus, seguindo o exemplo de Davi. Ele não era
supersticioso: pois destruiu a serpente de cobre que tinha sido venerada pelos israelitas por mil anos; Ele confiou e apegou-se a Deus;  Ele prosperou, mas nem por isso ficou sem provações.

  1º a história conta que o rei Senaqueribe invade Judá. A  historia da libertação
de Ezequias do rei da Assíria aparece em três texto da bíblia diferente. São eles II Reis 18, 2ª Crônicas 32 e Isaias capítulos 36 e 37. 

  O reinado de Ezequias é relatado brevemente em  2ª Crônicas onde encontramos os detalhes do grande despertamento espiritual que havia no seu tempo, começando com o primeiro de seu reinado, qdo ele abriu as portas da casa do SENHOR (2ª Crônicas 29:3) três longos capítulos contam o despertamento espiritual e seu convite ao restante de Israel para tomar parte na celebração da pascoa. Nada disso encontramos no livro de reis.

  Porém Reis conta o que não lemos em outros textos, a sua infeliz tentativa de  entrar em acordo com o rei da Assíria  mediante um pagamento de dinheiro. Mas a tentativa fracassou, e Ezequias preparou-se para resistir. No versículo 17 nós podemos ver que o rei da Assíria  mandou Tatan e Rabsaris com grande exército ao rei Ezequias.   

  No capitulo 19 Ezequias faz seu apelo a Deus.

  Vejamos as características da oração de Ezequias

  Ele engrandeceu a DEUS  cap 19:15 “só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.”

  Ele implorou  Deus  CAP 19:16  “Inclina, SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.”

  Ele reconheceu a verdade, que outras nações tinham sido destruídas, por que seus deuses eram fabricados de pau e pedra. Ver.18

  Ele desejou a glória de Deus :  te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o SENHOR Deus. Ves. 19

CONCLUSÃO: E Ezequias tomou uma carta atrevida que recebera do rei da Assíria SENAQUERIBE exigindo a rendição de Jerusalém,  e abriu diante do SENHOR e orou fervorosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário